terça-feira, agosto 30, 2005

Há 500 anos atrás...em Castro Marim




Os dias medievais de Castro Marim...
Nos últimos 8 anos tenho ouvido e lido, muitas vezes, maravilhas sobre este evento peculiar, mas tudo o que eu pensava saber, foi por água abaixo, quando fui literalmente absorvida pela idade média, assim que pus os pés na vila.
Os cheiros, as vestimentas, o mercado... era o passado ali, presente, à minha frente, que culminava na forma de castelos e muralhas, e nas gentes que passeavam por ali, vestidas a rigor: pajens, damas, guerreiros, leprosos, bobos, enfim, tudo o que nós aprendemos nos livros e filmes, a transportar-nos para aquela época sombria, de torturas, honras e duelos.
E se não deixarmo-nos arrastar para o passado, os Dias Medievais em Castro Marim dá-nos a impressão de estarmos a participar, num filme épico, ou de fazermos parte de um reino encantado, saído de um livro de contos de fadas.
A experiência foi fantástica. Fui convidada para o banquete medieval no Castelo Pequeno, onde tudo foi pensado ao pormenor. A mesa, os artefatos, os acordes da gaita de foles da música celta, e os espectáculos, que durante duas horas, foram se alternando para gáudio dos convivas. Mouros encantadores de serpentes, dançarinos, monges, saltimbancos, mambembes, bobos, acrobatas, jograis, havia de tudo um pouco.
Também o repasto, foi diferente. As entradas, a sopa, o prato principal e os doces foram feitos à moda medieval. Todos muitíssimo saborosos.
No final do banquete, realizado no Castelo Pequeno, dentro das muralhas, e após um belíssimo espectáculo conduzido por arautos e bandeiras, o especáculo de música celta, esperava-nos nas liças do Castelo. Realmente fantástico.
A história deste concelho, um dos mais antigos do Algarve, perde-se nas brumas do tempo e remonta à época dos romanos, celtas e árabes, que a ocuparam, tendo construído fortalezas e castelos para defender a terra.
Segundo a publicação Fórum Empresarial, “o Castelo de Castro Marim, guardião da paisagem foi cenário de actos heróicos e trágicos. Erguido pela vontade um rei, as suas pedras mudas resistiram ao olhar do tempo e as paredes silenciosas ainda guardam o eco de batalhas sangrentas.
Classificado como monumento nacional, situa-se num ponto cimeiro da vila e todos os anos, no fim de Agosto, é palco dos Dias Medievais. Ao longo de quatro dias e noites, a vila mergulha no passado e revive a Idade Média, com emotivos torneios de cavalaria, princesas, nobres, cavaleiros, grandes banquetes e espectáculos teatrais e musicais alusivas à época.”
Eu estive lá!



Uma breve historia de Castro Marim, pode ser vista no site
http://castromarim.com.sapo.pt/bh.html

ou pode ainda ser consultada a pagina sobre a vila, no site do Jornal Região Sul, em
http://www.regiao-sul.pt/algarve/cmarim/

Neste site, encontram-se varias fotografias sobre Castro Marim,
http://www.portugal-book.com/algarve/castromarim/

Paisagens e localização, em português :
http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/algarve/castro.marim/ptindex.html

ou em inglês:
http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/algarve/castro.marim/

Sobre a heráldica,
http://www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br/ctm.htm

Locais a visitar:
http://www.strawberryworld-algarve.com/guia-do-algarve/places/castro-marim.html

O mapa da cidade, restaurantes e outras informações:
http://viajar.clix.pt/pt/dst3265.php?mc=castromarim&mg=1&lg=pt

Sem comentários:

Enviar um comentário