domingo, setembro 20, 2009

Desabafos de uma brasileira...


Em terras lusas desde o início de 1992, enfrentei muitas "batalhas" num país onde ninguém conhecia e passei a fazer parte de uma minoria.
Cheguei aqui quando ser brasileira era quase pejorativo. Passei dificuldades, fome, solidão, fui maltratada muitas vezes, sofri acidentes e, sem dar o braço a torcer, dizia à família que estava tudo bem.
Por carta era mais fácil e ainda não havia ocorrido o advento dos telemóveis banais e e-mails. Mas não foram sempre momentos ruins.
Posso dizer que do muito que passei, também houve um outro lado. Encontrei gente honesta, bondosa e desprendida que irei sempre agradecer em minhas orações, porque ajudaram-me a ultrapassar todas as etapas mais difíceis e deram-me um bocado do espírito “Pollyana”, de encontrar sempre uma coisa boa para ultrapassar o ruim, achar o lado bom de cada momento negativo.
Passei também a dar valor ao país onde vivo e que um dia foi também do meu avô e reconhecer o valor do país donde vim. Surgiu um patriotismo que eu não sabia que existia. Quis “consumir” tudo o que vinha do meu Brasil Varonil: música, artes, literatura, gastronomia e cultura. Passei a ser uma “defensora” verde e amarela.
As saudades fazem sempre parte da minha vida. Agora tenho saudades da família, da minha terra, dos carinhos, da infância e da juventude. Penso que este será um sentimento que vai perdurar, porque se um dia, voltar para o Brasil, tenho a certeza absoluta que sentirei saudades de Portugal. A nostalgia apaga aqueles momentos ruins e dá um tom cor-de-rosa a tudo. É interessante a capacidade do ser humano em esquecer as coisas mais trágicas. Fantástico!
Essas são páginas viradas de uma das vidas que vivi nesta minha passagem. É que as fases da minha vida são tão vincadas, em lugares tão distintos, que às vezes tenho a impressão de que são vidas de outras pessoas. Mas esta página, este momento que estou a viver, agrada-me muito. Problemas todos temos e continuaremos a ter, enquanto por cá andarmos. Mas depois de dar a volta por cima, tudo o que vier, vem bem.
Que os bons ventos continuem...
Foi por isso que eu resolvi construir este blog. Para estar em contacto. Em contato com o mundo, em contato também com as minhas lembranças, sem perder o rumo da actualidade.
Sei que muitas pessoas ficam á espera que eu escreva qualquer coisa diferente. A 'galera' de Bicas city parece estar sempre atenta. Pode ter sido negligenciado por muito tempo, mas agora vou “detonar”.
Um bem haja a todos aqueles que por cá passarem para dar uma “espreitadela”. Sintam-se bem vindos!
Isso aqui era prá ser um pouquinho de Brasil, iá iá...

Sem comentários:

Enviar um comentário