sábado, fevereiro 03, 2007

Como Parar de Fumar



Parece que foi ontem mas passaram-se quase 30 anos desde que fumei o meu primeiro cigarro. No dia 31 de Janeiro de 2007, por volta das 23 horas, fumei o meu último cigarro. Eu não quero mais fumar, mas está a ser mesmo muito difícil. No dia seguinte à minha decisão, fiquei super esquisita. Não sentia a minha boca, tive tonturas e andava como se não houvesse chão, tipo no ar. Aguentei. Ontem, o segundo dia, foi menos complicado já que não tive nenhuma reacção forte, mas em compensação pensei nele (cigar..) algumas vezes. O mais difícil está a ser conseguir livrar-me dos hábitos. Todas as manhãs, quando chegava ao trabalho, ia beber um cafezinho e fumar um cigarro. E varias vezes ao dia, tinha aqueles horários certos para acender o vicio. Estas são as horas mas difíceis. Hoje, sábado, são já 60 horas sem fumar. Segundo um site que vi ontem, assim que deixamos de fumar, o organismo inicia quase imediatamente, a reparação das lesões existentes, resultando uma série de alterações benéficas para a saúde. Depois de 8 horas, os níveis de nicotina e de monóxido de carbono baixam para a metade e os níveis de oxigénio voltam ao normal.
Depois de 24 horas, o monóxido de carbono começa a ser eliminado do organismo e os pulmões ficam livres de uma série de resíduos e mucos.
Estou exultante já que ultrapassei a barreira das 48 horas, que é quando deixa de existir nicotina no organismo.
O que posso dizer? É incrível como a minha pele mudou em dois dias e respiro fundo com grande facilidade. Espero que isto me dê forças para continuar. Tá muito duro mas, quero dizer no próximo mês, que sou uma ex-fumadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário