quinta-feira, abril 27, 2006

Adeus ao Frio...





Felizmente, o frio vai abandonando aos poucos o hemisfério norte desse imenso e pequeno planeta azul. Posso dizer que o longo Inverno é de longe, das coisas mais difíceis de enfrentar na Europa e que faz aumentar as saudades do meu Brasil. Estamos entrando no mês de Maio, e a primavera começa a dar ares de verão. Os meses de Maio e Junho são os que eu mais gosto em Portugal e Espanha. Ainda cai uma chuvinha de vez em quando, as noites são amenas e os dias fantásticos. Flores de todas as cores nascem um pouco por todo o lado. O colorido das borboletas e chilrear dos pássaros, completam o cheirinho a verão. Os pesados sobretudos, os gorros e luvas vão dando lugar a roupas mais leves. Este fim-de-semana consegui ver os meus pés e braços. Oh, meu Deus, já não estou branca, eu estou Verde. Parece mentira, mas durante 7 meses nós não vemos os nossos pés. À hora do banho, o vapor da água 'pelando' e a pressa em vestir meias e roupas quentes, não nos dá tempo de apreciar uma das partes mais importantes do nosso corpo; aquela que nos sustenta e nos leva a todo o lado. Começo a apreciar as sandálias e chinelinhos coloridos que vão aparecendo esporadicamente nas vitrinas.
A depilação deixa de ser um tormento e começamos a nos preocupar com a silhueta que andou coberta durante vários meses e disfarçada pelas lãs. As sopas e comidas quentes e fortes deixaram gordurinhas indesejadas. Aqueles chouricinhos assados à lareira, nas noites frias e os copitos de vinho tinto dão sinal que precisamos de uma dieta para o verão. Começa a instalar-se uma nostalgia de churrascos, praia, bermudas e janelas abertas. É hora de guardar as lãs e pendurar nos armários roupinhas mais leves. Não nega que sou brasileira.
Nem me importo de saber que no verão trabalho muito mais, principalmente aos fins-de-semana. A minha profissão obriga ir aos festivais e concertos de música, festas municipais, entrevistar artistas famosos nacionais e estrangeiros, fazer passeios de barco para as ilhas algarvias numa promoção qualquer, ir a festas VIP ou tradicionais e vai por aí afora. (que chatice, né?),
Mas fazer o quê ? Ossos do ofício… Só me apetece gritar : Venha a Primavera, o Verão, o calor…. A partir de Outubro preocupo-me novamente com o frio….

Fotos: em cima - vista aérea da parte histórica de Olhão - Algarve
Em baixo- Praça dos mercados do peixe e frutas, em Olhão (no verão, há música, karaoke, sorvete, chopp e turistas) E como se diz em Bicas, "É bão dimais da conta, uai"...


1 comentário:

  1. Sim, Selma, nada como um comentário tão optimista sobre o verão no Algarve.
    Bom, mas mesmo assim, prefiro as filas no verão, do que as correntes de ar gélido, quando as portas abrem-se repentinamente nos supermercados, reportagens que não sei se seguro o guarda-chuvas, se gravo as entrevistas, ou se o cachecol está apertado quando os políticos estão a fazer os discursos, ou ainda os pés molhados, que com o frio, quase congelam, sem contar o peso dos casacos, sobretudos, etc... Realmente, é óptimo. Mas como você foi muuuuito amiga, posso lembrar também os que reclamam porque não chega o verão, (como tu), as delícias de se ir à praia, andar de barco na ria, comer aquelas saladinhas à minha maneira, e as confusões que o vento e o frio também trazem.
    Mas, apesar do seu enorme optimismo, não me tiraste a vontade de um calorzinho gostoso e andar descalça pela casa. Nã...

    ResponderEliminar